1ª DAMA DO TEATRO AMAZONENSE – Atriz e Porta-bandeira da Escola de Samba Aparecida, amazonense Ednelza Sahdo morre aos 78 anos
Em outubro deste ano, a atriz foi homenageada no Festival de Teatro da Amazônia 2022

O secretário de estado da Cultura e Economia Criativa do Amazonas Marcos Apolo lamentou a morte da atriz amazonense Ednelza Sahdo, que aconteceu na madrugada desta sexta-feira (1º).
“A artista, em seus 50 anos de carreira, encantou e brilhou como atriz e diretora”, destacou
A atriz amazonense, Ednelza Sahdo, morreu na madrugada desta quinta-feira (01). Ela tinha 78 anos e deixou um legado para a cultura do Estado com os mais de 50 anos de carreira.
A morte da artista foi confirmada pelo jornalista Saulo Borges, que foi presidente da Agremiação Escola de Samba Aparecida, onde Ednelza foi porta-bandeira durante algumas décadas.
Em outubro deste ano, a atriz foi homenageada no Festival de Teatro da Amazônia 2022, realizado pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam). A escolha de homenagear a atriz contempla um legado de lutas e quebras de preconceitos.
Ednelza iniciou a carreira aos 13 anos, numa época em que as mulheres não tinham tanto espaço. Mesmo com essa limitação da sociedade, isso não a impediu de conquistar uma carreira ao ponto de ser considerada ao longo dos anos: a dama do teatro amazonense.
A atriz estava em tratamento para combater uma pneumonia. Ednelza Sahdo chegou a ser homenageada na avenida do samba pela concorrente, A Grande Família, em 2014.
